quinta-feira, 30 de setembro de 2010

Encontro com assistentes sociais

Amanhã, dia 01 de outubro, acontecerá um encontro com os assistentes socias que participam dos GALs.

O objetivo é discutir a relação deles com os grupos articuladores locais.

Data: 1° de outubro
Horário: 13h
Local: CEDAPS (Rua do Ouvidor, 86 - Centro)

Adolescentes produzem relatório sobre violação de Direitos


Os Adolescentes Comunicadores e Promotores de Saúde estiveram ontem, dia 29, envolvidos em uma atividade para gerar um relatório de violações dos Direitos das Crianças e dos Adolescentes das Comunidades Populares para ser entregue ao Ministério Público.

Estes adolescentes tinham tido um encontro com o Ministério Público em julho - e lá surgiu a idéia de elaborar um relatório que abordando a violação de direitos.

Dentre as infrações mais citadas pelos adolescentes são os banheiros das escolas fechados para uso dos alunos (as) e problemas dos estudantes para usar o transporte público.

A reunião contou a participação de 70 adolescentes e entre eles foi também escolhida uma comissão que irá entregar este relatório ao Ministério Público.

quarta-feira, 29 de setembro de 2010

Encontro Nacional sobre Saúde e Prevenção na "Escola de Todos"


O Centro de Promoção da Saúde (CEDAPS) está realizando, junto com o Instituto Interamericano sobre Deficiência e Desenvolvimento Inclusivo, o Encontro Nacional sobre Saúde e Prevenção na "Escola de Todos": Educação Inclusiva, Sexualidade e Participação Juvenil, nos dias 06 e 07 de outubro.

Esse encontro tem como objetivo articular o movimento Escola de Todos com os parceiros do projeto Saúde Prevenção nas Escolas (SPE) compartilhando recursos e boas práticas na área de participação, promoção da saúde e inclusão, explorando abordagens inclusivas e identificando recursos para e com quem trabalha os temas do SPE, a educação e o desenvolvimento inclusivo.

Professores e alunos interessados em participar devem se inscrever através no e-mail: escoladetodos@cedaps.org.br. As vagas são limitadas!

Data: 06 e 07 de outubro
Horário: das 9 às 17h
Local: CIAD Mestre Candeia (Avenida Presidente Vargas, 1997 - Centro).

segunda-feira, 27 de setembro de 2010

GALs e jovens discutem violências em dia repleto de atividades



Diversas atividades direcionadas aos Grupos Articuladores Locais sobre o verbo “Crescer sem Violência” aconteceram no dia 23 de setembro, na Universidade Veiga de Almeida.

Violência contra a mulher, contra a criança, violência psicológica e outros tipos de violência foram discutidos na primeira etapa da capacitação. Os profissionais do Instituto Noos (Instituto de Pesquisas Sistêmicas e Desenvolvimento de Redes Sociais) foram os mediadores da roda de conversa. Primeiramente, uma palestra e um vídeo ilustrativo foram apresentados para oferecer recursos para a discussão. Depois os mediadores abriram espaço para o debate.

As lideranças comunitárias apresentaram exemplos concretos e discutiram, além da
violência, as novas leis, o papel social dos indivíduos e, principalmente, educação.

A coordenadora de Grupos Reflexivos para Mulheres que Sofreram Violência do Instituto
Noos, Irene Loewenstein, disse que o objetivo é que as pessoas discutam mais o tema
violência e que a rede de combate se torne maior. “Temos que capilarizar o tema, disponibilizá-lo no sentido de torná-lo uma política pública e criar um diálogo maior com as pessoas. Essas pessoas tem que tomar o trabalho para si. A meta é que o projeto se expanda, que saia do micro e se torne macro”, disse.

A segunda atividade foi uma roda de conversa mediada pelos jovens da Fundação Xuxa Meneghel sobre a campanha “Não Bata, Eduque”, que entrou em debate por causa do projeto de Lei enviado ao Congresso em julho, que proíbe que os pais punam os filhos com castigos físicos – a chamada “Lei da Palmada”.

Os jovens da Fundação questionaram os adultos sobre violência contra crianças e adolescentes em casa e na escola e o papel dos pais e professores na educação. Os presentes apresentaram seus pontos de vista e debateram opiniões.

Márcia Oliveira, coordenadora da Campanha “Não Bata, Eduque”, disse que, além de
promover a participação infanto-juvenil, o projeto objetiva uma mudança de comportamento da sociedade, fazendo-a perceber que nenhum tipo de violência é válida. “Sabemos que mudar a cultura é um processo de longo prazo, mas a gente quer que isso aconteça. Por isso colocamos os jovens para discutirem isso”, afirmou.

Fechando a discussão sobre violências, houve um último debate, onde os GALs também participaram, sobre o livro “Sistematização de Experiências”, uma publicação do Observatório de Favelas em Parceria com o CEDAPS. Segundo Kátia Edmundo, diretora do CEDAPS, este material “gera recomendações para as políticas públicas e para a propagação da prevenção da violência, além da organização da sociedade civil”, concluiu.

GAL Mobilização promove passeio ecológico


No último domingo, 26, o GAL Mobilização fez um passeio ecológico para crianças e adolescentes no Bosque da Barra. A atividade trabalhou a questão do Meio Ambiente juntamente com o Direito à Cidade.

Os adolescentes comunicadores participaram da cobertura do evento.

A atividade foi fruto de uma parceria estabelecida com o Grupo da Catequese da Igreja Nossa Senhora de Fátima, que fica na Comunidade Parque Erédia de Sá e a Creche Pequena Aprendiz.

Participaram do evento cerca de 45 crianças e adolescentes.

Curso sobre o ECA na Fiocruz

Dando seguimento aos módulos dos cursos da Fiocruz, na próxima quarta-feira, 29, haverá um módulo dedicado ao Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA).
Poderá participar 01 (um) integrante de cada GAL.

Os interessados devem entrar em contato com o CEDAPS: 3852 0800 ou 7674 1220.

Data: 29 de setembro, quarta-feira.
Local: Fiocruz - Prédio da Expansão. Avenida Brasil, 4036 (sentido Zona Oeste.
Horário: das 9 às 17h.

terça-feira, 21 de setembro de 2010

Evento do GAL Berço dos Sonhos é sucesso apesar da chuva


O GAL Berço dos Sonhos promoveu no dia 18 de setembro uma grande atividade em Jardim Palmares. O evento contou com um torneio de futebol sub -12 com times de várias comunidades da área.

Tiveram também tendas de saúde bucal e camelô educativo sobre prevenção às DST/AIDS. Algumas atividades programadas, como recreação, sorteio de brindes e apresentação de vídeos sobre prevenção da saúde não puderam ser realizadas por causa da chuva.

Mesmo assim, a atividade contou com a participação da comunidade e levou cerca de 150pessoas ao local.

Oficina de mídia para adolescentes já apresenta resultados


Na quinta-feira, 16, os adolescentes do RAP e os jovens comunicadores e promotores de saúde da Plataforma assistiram a ultima aula da oficina de vídeo.

Durante três meses eles escolheram entre três modalidades de comunicação: Impresso, Rádio ou Vídeo e, a partir do conhecimento adquirido, vão criar ou ajudar nas iniciativas de mídia de suas comunidades.


Aqueles que participaram da oficina de vídeo aprenderam a editar, filmar, além de noções de produção de vídeos. Alguns deles já começaram a produzir seu próprio material. A adolescente comunicadora Tatiane Pereira, 17 anos, do GAL República Imperial, filmou um vídeo sobre DST/Aids que foi apresentado em um evento do GAL . Outro sobre a qualidade do ar na comunidade já está sendo produzido.

O professor, Arley Macedo, acredita que iniciativas como essa ajudam a melhorar a vivência entre eles e nas comunidades. “As ideias eles tem, só não tem os instrumentos. Quando a gente oferece os instrumentos para esses adolescentes, aumenta muito a capacidade deles de mostrar para os outros o que eles querem falar, como eles querem fazer isso e o que eles pensam”, disse.

"Que Papo é Esse” reúne mais de 30 adolescentes.



No último sábado, dia 18, a Instituição Casa de Abraão recebeu aproximadamente 30 adolescentes e jovens para cumprir uma das metas prioritárias do Plano de Ação do GAL Educando com Arte.

Sexualidade, gravidez na adolescência e outros assuntos foram amplamente discutidos pelos dinamizadores e os participantes. Houve também distribuição de preservativos.

O evento teve apoio do psicólogo Rodrigo Pereira do Projeto Pátio, do Complexo do Alemão, CEDAPS, Bem TV, RAP da Saúde, Projeto Missões em Cristo, Igreja Batista Mundial, Grupo de Jovens e dos adolescentes comunicadores e promotores da Saúde.

GAL Em Construção discute Violência Doméstica



O GAL Em Construção promoveu no dia 02 de setembro, no auditório do Colégio Estadual Gomes Freire de Andrade, um encontro que discutiu a violência doméstica. O objetivo foi refletir junto com a comunidade da Violência Doméstica para o desenvolvimento da criança e do adolescente e as estratégias de prevenção deste conflito no âmbito familiar.

Fábio Sales, do Conselho Tutelar de Ramos, apresentou o tema e explicou o papel social do Conselho. Mães representantes da Escola Jopracy Camargo, grupo de adolescnetes mães acompanhadas pelo IBISS/Espaço Estadual SocioCultural esportivo da Vila Cruzeiro e uma tuma do 1° ano do Ensino Médio do Colégio Gomes Freire foram o público alvo do evento.

As adolescentes comunicadoras Pâmela e Raquel falaram sobre a violência nas escolas. Elas buscaram a participação dos jovens fazendo perguntas sobre Bullying e no final apresentaram um vídeo sobre o tema.

sexta-feira, 17 de setembro de 2010

Capacitação Crescer sem Violência

Capacitação no verbo "Crescer sem Violência", envolvendo diversas atividades.
Pode participar (01) um representante por GAL.

Data: 23 de setembro
Horário: das 9 às 17h.
Local: Sala 123 da Universidade Veiga de Almeida (Rua Ibituruna, 108)

Unicef promove Concurso de Pesquisa LACVOX para adolescentes comunicadores

A iniciativa, com inscrições abertas até 24 de setembro, tem o objetivo de conscientizar e mobilizar adolescentes comunicadores no combate ao trabalho infantil e sobre as consequências causadas a meninos e meninas cujos direitos ainda não são garantidos com prioridade absoluta.

O concurso, além de mobilizar contra o trabalho infantil, também busca fortalecer a Rede Regional de Adolescentes Comunicadores LACVOX e comemorar o Ano Internacional da Juventude das Nações Unidas, que resgata o valor da participação de jovens na criação de políticas, programas e projetos de interesse dessa faixa etária da população.

Gratuito e aberto a todos os meninos e meninas, de 9 a 18 anos, da América Latina e do Caribe, o concurso permite aos participantes produzir suas peças como indivíduos, grupos ou escolas, seja em espanhol, inglês ou português. As categorias selecionadas variam de 9 a 14 anos e de 15 a 18 anos, sendo escolhidas a melhor reportagem de rádio, melhor reportagem de imprensa escrita, melhor reportagem de TV, melhor reportagem fotográfica e melhor pôster/cartaz.

Os ganhadores terão a oportunidade de viajar para Bogotá e Colômbia, nos dias 3 e 4 de novembro para apresentar suas propostas no III Encontro Internacional contra o Trabalho Infantil, promovido pela Fundação Telefônica, com o apoio da OIT.

Para saber maiores informações e preencher o formulário de inscrição basta acessar o site: http://www.concursolacvox.org/index.php?lang=br

quarta-feira, 15 de setembro de 2010

Radiotube oferece oficina para jovens de 15 a 29 anos

O RadioTube, rede social colaborativa feita para jovens sintonizados com a comunicação cidadã, realizará no Rio de Janeiro, a partir do mês de outubro, oficinas de capacitação que serão também uma oportunidade para troca de experiências entre comunicadores de todo o Brasil.

O portal passou por reformulação e, agora,além de textos e áudios sobre temas ligados à cidadania, abre espaço também para vídeos. A nova versão do RadioTube será apresentada nas oficinas que serão gratuitas e voltadas especialmente para jovens de emissoras comunitárias e educativas de rádio e também de projetos sociais, que futuramente vão se tornar correspondentes do RadioTube em suas comunidades.

Podem participar jovens de 15 a 29 anos. O objetivo principal é reunir comunicadores populares, que atuem com produção de material de áudio, vídeo ou texto. Jovens de projetos sociais e de emissoras populares terão prioridade.

As oficinas serão realizadas a partir do mês de outubro, mas ainda não há uma data definida. Os participantes terão que ter disponibilidade de passar um dia inteiro na oficina, que vai acontecer no Rio de Janeiro.

A intenção do projeto é de fortalecer a rede de jovens que produz conteúdo de comunicação voltado para o fortalecimento da cidadania, viabilizando o compartilhamento de material através do portal. O objetivo é estimular que cada um passe a produzir e compartilhar seu material no portal.

Os custos de passagem, hospedagem e alimentação serão arcados pelo projeto do Programa Desenvolvimento e Cidadania, da Petrobras.

Para fazer a inscrição preencha o formulário: http://migre.me/1iQeo e envie para o e-mail radiotube@criarbrasil.org.br. Não perca tempo. As vagas são limitadas!

segunda-feira, 13 de setembro de 2010

Palestra sobre bullying contou com participação dos alunos

Palestra sobre bullying do GAL Berço dos Sonhos teve grande adesão dos alunos do Colégio Municipal IPEG.

Confira mais no blog do GAL: http://bdossonhos.blogspot.com/2010/09/atividades-dos-gal-berco-dos-sonhos.html

Capacitação Kit Família Fortalecida

Na próxima quarta-feira, dia 15 de setembro, será a capacitação do kit Família Brasileira Fortalecida.

O curso acontecerá sala 123, bloco A, da Universidade Veiga de Almeida (Rua Ibituruna, 108 – Tijuca)
Data: 15 de setembro
Horário: 9 às 17h.

Hospital Escola abre triagem

Crianças de 6 a 18 anos cujas mães tiveram histórico de uso e abuso de álcool durante a gestação, podem ser atendidas no Hospital Escola São Francisco de Assis (HESFA), todas as terças de, de 8h30 às 11h. O hospital está abrindo triagem para estes casos.

Essas crianças, assim como suas mães e cuidadores, receberão atendimento de uma equipe multiprofissional, que conta com psicólogos, assistentes sociais, terapeutas ocupacionais, psiquiatras/neurologistas e enfermeiros. Gestantes também podem receber atendimento.

O HESFA fica na Avenida Presidente Vargas, nº 2863 – Cidade Nova.

quarta-feira, 8 de setembro de 2010

Escritório fechado dias 9 e 10 de setembro

O escritório do CEDAPS estará fechado nos dias 9 e 10 de setembro, o dia todo, devido ao Fala, Comunidade!, que acontecerá na UERJ.

Estão todos convidados a participar!
O atendimento será feito através do celular da Plataforma: 7674 1220

quinta-feira, 2 de setembro de 2010

O Fala, Comunidade e o Fala, Jovem vem aí!



O Fala, Comunidade! chega a sua décima edição. Com o tema "Consolidando uma política nacional de prevenção", o evento este ano também vai ser o IV Seminário Nacional de Comunidades e Movimentos Populares na luta contra as DST/HIV/Aids. Discutir experiências, debater aprendizagens e refletir sobre sucessos e desafios do “fazer-prevenção” nas comunidades populares: nosso encontro será nos dias 09 e 10 de setembro.

Fala, Jovem!

Jovens adolescentes, se liguem!


Venha participar da 3ª edição do Fala, Jovem!, que reunirá adolescentes e jovens de diferentes partes da cidade. Nesse encontro serão realizadas 3 rodas de conversa: sexualidade, violação de direitos e diversidade. Atividades culturais também farão parte desse dia. Além do momento 'troca de idéia' para conhecermos o que os adolescentes e jovens presentes pensam sobre suas realidades e do ‘papo reto’ – um espaço para todo mundo, a qualquer hora, falar o que pensa.
Venham participar!



Faça sua inscrição através do número do CEDAPS: 3852 0080

Ciclo de Capacitação das Instituições com a Plataforma

Dando continuidade aos projetos de capacitação oferecidas pela Secretaria Municipal de Assistência Social, segue a agenda do segundo semestre.

Data: 14/09/2010
Módulo IV: Elaboração de Projetos Sociais
A Dinâmica de seleção de projetos pelos fundos públicos;
Roteiro para elaboração de projetos sociais.
Local: CIAD - Casa Brasil - subsolo
Horário: 9h às 16h.

Data: 26/10/2010
Módulo V: A Dinâmica de prestação de contas
E o papel dos fiscais de contratos e convênios
Local: CIAD - 3º andar, sala 311.
Horário: 10h às 16h

27/09 ou 28/09 ou 29/09 ou 30/09
Evento: Seminário de Capacitação para o Mundo do Trabalho.

Se inscrever na Escola Carioca de Gestores, através dos números 2976 1224 e 2504 0079
Para resolver a questão do transporte, ligar para o CEDAPS: 3852 0080

Mega Ação do GAL Educando com Arte ofereceu atividades para crianças e adultos

video

O GAL Educando com Arte da Comunidade dos Bandeirantes, realizou sua Mega Ação no dia 21 de agosto, das 9 às 16h na sede da Guarda Municipal. O evento reuniu 298 participantes.Durante o dia todo aconteceram atividades de recreação e lazer para as crianças, como teatro de fantoches, pula-pula,música, torneio de futebol e handebol. Para os adultos, as atividades foram roda de conversa para os responsáveis sobre DST/Aids, massoterapia, corte de cabelo e oficina de Fanzine. A atividade teve apoio da CAP 4.0, Cedaps, BEMTV, Igreja Batista Mundial, Casa de Abraão,Instituto Albano Reis e Guarda Municipal.

Evento de Esporte e Educação reúne mais de 60 crianças na Gamboa



O Instituto Esporte Educação (IEE) esteve nos dias 24 e 25 de agosto na Vila Olímpica da Gamboa realizando a terceira oficina do ano, que foi um evento de Esporte e Educação.

Cerca de 60 crianças com idades entre 5 e 9 anos da Escola Padre Dr Francisco da Motta participaram das atividades esportivas. Os representantes dos GALs atuaram como instrutores das tarefas. Havia cinco modalidades: vôlei, basquete, futebol, atletismo e tênis.

Para que todas as crianças pudessem participar, elas foram divididas em grupos e se
revezaram nos esportes. Todas elas passaram por todas as modalidades. Segundo Fábio
D´Ângelo, professor do IEE, o objetivo é sempre estimular a inclusão e a participação
das crianças. “A ideia de passar por todos os esportes é para que eles possam escolher sozinhos a modalidade que mais gostam, que eles estejam aptos a praticar qualquer esporte e que, acima de tudo, eles gostem de todos”, disse.



Uma grande roda de capoeira foi feita para encerrar as atividades do dia – as crianças, professores da escola, instrutores doIEE e integrantes dos GALs participaram. Isso para reiterar a ideia de aproximação e integração.

A professora Isamara Silva, do 2º ano, classificou como muito importante atividades
como esta. “A escola oferece brincadeiras, mas desse jeito,com essa rotatividade é muito estimulante para as crianças. É muito importante fazer atividades assim, onde
todo mundo pode participar”.

Esta foi mais uma oficina de capacitação do IEE. O objetivo é que a partir desta
atividade, os GALs estejam aptos em reproduzir atividades deste tipo em suas
comunidades.

quarta-feira, 1 de setembro de 2010

Evento do GAL Vitrine de Talentos teve participação de várias entidades

O GAL Vitrine de Talentos promoveu no dia 21 de agosto, sábado, uma mega ação social, que teve a participação de diversas organizações.



O CRAS Betty Friedan levou cartazes sobre os projetos existentes no CRAS (PETI, PROJOVEM), além de oferecer atendimento e informação aos moradores presentes. A 10ª CAS colaborou através da doação de brindes para a realização de atividades com as crianças.

A ONG SARA trabalhou questões relacionadas à cultura e educação, como desenho artístico, balé, grupos de dança, maculelê, entre outros. Junto com a COOPEREL, instituição que trabalha a reciclagem de óleo usado, a ONG divulgou e informou aos presentes sobre a importância desta questão para a melhoria da qualidade de vida da população local.

A parceria com a Ação da Cidadania levou um carrinho de leitura com o projeto “Come Livro”, que promove a leitura itinerante. Houve a distribuição de livros infantis, bem como gibis, no espaço destinado ao incentivo à leitura.

O movimento Enfrente as Drogas, que também faz parte do GAL Vitrine de Talentos, trabalhou informações sobre as drogas e a prevenção ao uso delas através de atividades lúdicas destinadas a crianças e adolescentes.

O PSF – Posto de Saúde da Família do Alagados aliou-se ao Posto de Saúde Waldemar Berdinadelli e apresentou programas de saúde bucal, sexualidade e caderneta do adolescente. Eles ofereceram também encaminhamentos de crianças, adolescentes e adultos para outros tratamentos, inclusive dependência química.


A Creche Comunitária Chave do Tamanho mostrou como temas atuais são trabalhados com crianças de 1 a 4 anos.

O movimento da Igreja Católica Fé e Política tratou de dois assuntos de suma importância para os moradores de Sepetiba: a questão ambiental e as mobilizações políticas locais. Eles ofereceram uma oficina de plantio, que chamou muito a atenção das crianças. Nela, cada criança pôde plantar sua própria muda e levá-la para casa.

A Guarda Municipal Comunitária auxiliou nas questões logísticas, captação de lanches, transporte de material e organização do espaço. Eles homenagearam um menino de 10 anos que salvou uma criança especial que fugiu de casa. A comunidade recebeu das mãos da Guarda o Estatuto da Criança e do Adolescente.

O EcoMuseu transformou em sala de cinema o anfiteatro do CIEP Ministro Marcos Freire. Foram exibidas filmes e fotos que contavam a história de Sepetiba.

O evento ofereceu uma tarde entretenimento, cultura, informação e utilidade pública para cerca de 180 pessoas.

LEGO apresenta o conceito de aprender brincando



A oficina do LEGO, que aconteceu nos dias 23 e 24 de agosto, apresentou para profissionais da educação infantil de instituições que compõem os GALS o LEGO Zoom, um lego especialmente desenvolvido para trabalhar em atividades com cunho educativo. Ele se propõe a desenvolver a capacidade intelectual, criativa e crítica das crianças que o utilizarem.

Durante a oficina, os participantes fizeram dinâmicas que priorizavam o trabalho em equipe e a criatividade. Eles foram divididos em grupos e cada um teve que criar uma história e, a partir disso, montar seu próprio LEGO. Os temas foram folclore, lendas, educação ambiental, saúde e diversidade. Depois os grupos tiveram que apresentar aos colegas o método e a estratégia utilizada para montar o brinquedo.


Os profissionais puderam também discutir planos de como aplicar o aprendizado da oficina nas escolas, creches, centros comunitários e etc. Giselle Barcellos, monitora do LEGO, disse que esta capacitação sempre apresenta resultados positivos, não só para os adultos que fazem a oficina, mas principalmente para as crianças que usam o brinquedo depois. “Esse lego educacional desperta na criança a vontade de aprender. As crianças sempre ficam muito empolgadas. Além disso, ele desafia a motivação e oferece estímulos para o desenvolvimento de capacidades”, afirmou.

Quem foi à oficina se mostrou bastante satisfeito com o método utilizado. “Achei ótimo. Aprendi coisas novas e boas para passar para as crianças. Acredito que isso foi criar uma nova maneira de trabalhar – com mais possibilidades”, disse o professor de teatro Leandro Magalhães.

Todos os GALs que participaram da oficina receberam certificado e vão receber também um LEGO Zoom para usar na sua comunidade.