quarta-feira, 21 de setembro de 2011

Juventude na luta por Direitos

No próximo sábado, 1° de outubro, acontecerá o 1° Encontro de Juventudes de Favelas na Luta por Direitos, no Centro de Referência da Juventude-CRJ de Manguinhos, na Av. Dom Hélder Câmara, 1.184, na descida do viaduto de Benfica, no sentido zona norte. O objetivo é construir coletivamente propostas para a Conferência Nacional de Juventude, que acontecerá em Brasília, até o fim deste ano. O credenciamento começa as 9h. O evento está previsto para iniciar as 10h.

O encontro irá refletir sobre seis eixos temáticos, conforme o diagnóstico da situação da juventude de favelas feito por seus organizadores. A reflexão será construída na relação entre as informações do diagnóstico e a produção artística dos participantes em oficinas temáticas: Fotografia; Música (Rap, Funk, etc); Teatro; Redes Sociais na Internet e Comunicação de Guerrilha.

Os eixos de discussão serão: 1. Criminalização e genocídio da juventude negra e favelada; 2. Relações de Gênero, Saúde e o Exercício dos Direitos Sexuais e Reprodutivos; 3. Direito à Cidade no Horizonte dos Projetos de Urbanização e dos Megaeventos Internacionais; 4. Educação, Cultura e Profissionalização Qualificada; e 5. Participação da Juventude e Gestão Democrática de Políticas Públicas.

As conferências de juventudes são polarizadas por militantes ligados a partidos políticos. Mas, o Fórum de Juventudes do Rio de Janeiro, de atuação independente da política partidária, conseguiu eleger 12 delegados na conferência municipal do RJ. “Não seremos maioria, mas a força do nosso discurso está na legitimidade que nos é conferida por nossa base comunitária”, aposta Fransérgio Goulart, morador de Manguinhos e conselheiro nacional da juventude.

O encontro é organizado pelo Laboratório de Direitos Humanos de Manguinhos-LabDHM, da RedeCCAP, pelo Fórum de Juventudes do Rio de Janeiro e pela Federação de Entidades de Assistência Social e Educacional – Fase, com o apoio a Ajuda da Igreja Católica da Noruega-AIN e da Organização dos Estudantes da Noruega-OD.

Nenhum comentário:

Postar um comentário