terça-feira, 20 de setembro de 2011

Jovens do Rap da Saúde e da Plataforma dos Centros Urbanos participaram efetivamente da I Conferência Carioca de Juventude

A Coordenadoria Municipal de Juventude faz um relato sobre os dois dias da Conferência, que aconteceu Instituto de Educação no último final de semana, dias 16 e 17 de setembro.

Confira o texto:
Encontro ocorreu no último final de semana e reuniu grande diversidade de jovens do Rio de Janeiro; eles debateram e votaram propostas que serão apresentadas ao prefeito Eduardo Paes e levadas para a 2ª Conferencia Estadual de Juventude.

Com mais de 1200 credenciados, a 1ª Conferência Carioca de Juventude foi a maior realizada no Brasil e terminou no último domingo com o mais importante dos saldos: a unidade na diversidade. Jovens das mais variadas formações e representatividades da cidade do Rio de Janeiro puderam vivenciar durante dois dias um processo participativo que resultou na aprovação de 10 prioridades e a eleição de 90 representantes, os chamados delegados, que serão a voz da juventude carioca na etapa estadual.

A Conferência começou no sábado (17/09), superando as expectativas, o que demonstrou a vontade de participação e mobilização dos jovens da cidade. A importância do encontro se traduziu na presença de autoridades do poder público municipal, estadual e federal, além de parlamentares e organizações como a União Nacional dos Estudantes,Fórum de Juventudes,Juventudes Partidárias,Jovens de projetos Sociais,Rap da Saúde,jovens não institucionalizados...

“Esse encontro da diversidade carioca foi também uma resposta para aqueles que dizem que a juventude de hoje não quer participar. Não só querem, como estão a cada dia mais interessadas e com capacidade de elaborar políticas públicas. A Conferência foi um momento histórico para nós e esperamos agora pressionar o poder público para que nossas propostas se efetivem. Vamos agora rumo às Conferências Estaduais e Municipais”, convocou o coordenador Municipal de Juventude do Rio, Igor Bruno.

O encontro do final de semana fez parte da primeira etapa de construção da 2ª Conferência Nacional de Juventude, marcada para ser realizada na capital Brasília de 9 a 12 de dezembro. Agora, a juventude carioca se prepara para a 2ª Conferência Estadual de Juventude, que será realizada no Circo Voador de 28 a 30 de outubro.

Debates + grupos de discussão = prioridades da juventude carioca
No primeiro dia, ocorreram dois debates gerais que gravitaram em torno de dois temas centrais. A primeira mesa, “Conquistar direitos, desenvolver o Rio e o Brasil”, contou com as participações do diretor de Estudos Sociais do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea), Jorge Abrahão; e a vice-presidente do Conselho Nacional de Juventude, Ângela Guimarães. Ambos fizeram exposições sobre a situação atual em que se encontra o Brasil hoje quando se fala de juventude em termos de números, anseios, políticas públicas, conquistas e atrasos.

Já a segunda mesa, “O legado juvenil dos grandes eventos no Rio”, trouxe para a Conferência um dos assuntos mais falados nos últimos tempos e que ainda ganhará muitas páginas de jornais. Os jovens presentes puderam entender o que o governo tem pensado a respeito do protagonismo juvenil para a Copa 2014 e os Jogos Olímpicos 2016 por meio das exposições do assessor especial do Ministério do Esporte, Danilo Moreira; e o secretário municipal de Esporte e Lazer do Rio de Janeiro, Sérgio Tavares. Um dos temas levantados foi o programa de voluntariado, que envolverá milhares de jovens na realização dos dois grandes eventos, gerando emprego, formação e troca de experiências culturais.As Juventudes presentes também aproveitaram para denunciar questões de violações de direitos como despejo de áreas onde serão construído aparelhos esportivos,entre outras

A Conferência Carioca de Juventude realizou ainda no seu primeiro dia três grupos de trabalho (GTs) com os temas LGBTT; Gênero e Combate ao racismo, além de cinco grupos de discussão (GDs) sobre os eixos da 2ª Conferência Nacional de Juventude: Direito ao desenvolvimento integral – educação e trabalho, comunicação e cultura; Direito ao território – cidade, meio ambiente, mobilidade, campo e povos tradicionais; Direito a experimentação e qualidade de vida – saúde, esporte, lazer e tempo livre; Direito a diversidade e a vida segura – segurança, respeito à diversidade e direitos humanos; e Direito a participação.

Todos os GTs e GDs elegeram propostas, totalizando 50 propostas finais. No segundo dia de conferência os participantes indicaram, dentre as 50 propostas da Conferência, 10 prioridades, que falam do acesso à internet com banda larga gratuita, o direito ao passe livre sem cotas diárias e mais investimentos para a educação.A proposta mais votada aponta que as juventudes carioca são contra a privatização do SUS /no modelo OSS.

Na plenária final do domingo (18) também foi aclamada por unanimidade a eleição de 90 delegados, que representam o conjunto da juventude carioca em suas mais diferentes expressões. Foram eleitos jovens da União Estadual dos Estudantes (UEE-RJ),Rap da Saúde,Plataforma dos Centros Urbanos,Fórum de Juventudes RJ,Pastoral da Juventude,Juventude de Ocupações Urbana e de favelas e muitos outros

Atividades culturais foram destaque
O espetáculo Hell, com a atriz Barbara Paz e direção de Hector Babenco, apresentado no sábado e no domingo, foi o destaque da programação cultural da Conferência. O histórico teatro do ISERJ, com 130 anos de fundação e seus quase 600 lugares, ficou pequeno para receber uma das peças mais comentadas do último período. O publicou aplaudiu de pé e Barbara chorou ao dizer que era comovente se apresentar para jovens em uma escola como o ISERJ.

Os participantes da conferência puderam ainda fazer oficinas de reciclagem, fanzine e técnicas circenses. Via-se ainda muitas manifestações livres e espontâneas características da juventude, como a roda de break. Hector Babenco, que já concorreu ao Oscar com o filme “O beijo da Mulher Aranha” (levou melhor ator), participou do grupo de discussão sobre cultura e comunicação.

Presenças importantes na Conferência
A 1ª Conferência Carioca de Juventude foi marcada não apenas pela presença numerosa da juventude, mas também pela de diversidade de autoridades políticas e representantes de organizações. Participaram o presidente da UNE, Daniel Iliescu; o Assessor de projetos do Centro de Promoção da Saúde, Fransérgio Goulart; o superintendente estadual de Políticas de Juventude do Rio de Janeiro, Allan Borges; a diretora-geral do ISERJ, Sandra Santos; o assessor especial da Presidência da Fundação de Apoio à Escola Técnica do Estado, Uelinton Alves; o deputado federal Brizola Neto; a deputada estadual Clarissa Garotinho; a coordenadora especial de Políticas de Igualdade de Gênero do Rio de Janeiro, Terezinha Lameira; e a vice-presidente do Conjuve e Secretária Adjunta da secretaria Nacional de Juventude, Ângela Guimarães.

Confira abaixo as 10 prioridades aprovadas
1- Não a privatização do SUS/OSS.
2- Acabar com cotas diárias para passe-livre, ampliando-o também para os finais de semana e em todos os transportes públicos de forma unificada (cartão único), independente do local de moradia.
3- Retorno dos pré-vestibulares comunitários nos espaços das escolas públicas do município e do estado do Rio de Janeiro
4- 50% das vagas nas universidades estaduais para as escolas públicas.
5- Banda larga gratuita, universal e de qualidade no Rio.
6- Meia-passagem para todos os estudantes universitários.
7- 10% do PIB para a educação e 50% do Fundo Social do Pré-Sal para a educação.
8- Estimular que jovens sejam “turistas” na própria cidade através de políticas de redução de entradas em espaços culturais e turísticos realmente democráticos e todos os dias. (inclusive finais de semana).
9- Efetiva aplicação da Lei Maria da Penha com a ampliação dos juizados de atendimento e a fiscalização de procedimentos realizados e a formação/sensibilização dos órgãos de segurança para sua importância.
10- Enfrentar a estigmatizacao do jovem morador de favela através da formação e sensibilização dos profissionais de saúde, educação e segurança que atuam nas favelas, assim como dos jovens moradores desses locais informando-os acerca dos seus direitos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário