quarta-feira, 3 de agosto de 2011

GALs que ficam em área de UPP participam de reunião com gestores



O GALs que ficam em área de Unidade de Polícia Pacificadora (UPP) tiveram hoje, dia 03, uma reunião com o secretariado da UPP Social, no Instituto Pereira Passos.

O mote da discussão foi apresentar aos novos gestores e agentes da UPP Social a Plataforma dos Centros Urbanos e a dinâmica de funcionamento dos GALs. Luciana Phebo, do UNICEF, apresentou o projeto da Plataforma dos Centros Urbanos e Fransérgio Goulart, do CEDAPS, mostrou as etapas e o funcionamento de todo processo.

A equipe da BemTV apresentou brevemente o conceito do Plano de Comunicação (que foi elaborado e está sendo executado pelos jovens). O adolescente comunicador do GAL Sempre Unidos II, Joilson, mostrou o material informativo sobre o bullying produzido pelo grupo de adolescentes da Plataforma.

Thiago Borba, Gerente de Projetos do Instituto Pereira Passos e Coordenador de Gestão Territorial da UPP Social, falou sobre as pretensões da UPP Social dentro das comunidades que já tem a Unidade.

Os GALs fizeram muitas indagações sobre os reais benefícios que a UPP Social pode trazer para as comunidades. Borba respondeu que o projeto é uma representação direta da Prefeitura dentro da comunidade. “A UPP Social funciona como uma distribuidora de demandas. O que fazemos é articular o desenvolvimento social e urbano dessas comunidades”. Ele reiterou ainda que o diálogo com a comunidade é a essência do projeto.

Cris, do Morro dos Prazeres, observou que um projeto desta magnitude precisa ser muito bem elaborado e discutido junto com as lideranças de dentro da comunidade, pois, mesmo com a pacificação das favelas, a imagem da polícia ainda é muito prejudicada, o que dificulta a ação tanto da polícia quanto dos agentes da UPP Social. “Temos que pensar no viés que iremos usar para fazer com que os moradores acreditem e confiem no projeto.”

O encaminhamento do encontro foi agendar uma reunião para daqui a um mês e meio – onde o coordenador de Gestão prometeu estar mais afinado com as comunidades e ter algum encaminhamento mais específico.

Nenhum comentário:

Postar um comentário