A Secretária da Pessoa com Deficiência (SMPD), Georgette Vidor, se reuniu hoje, dia 04, com os GALs que tem como meta a melhorar a acessibilidade e o atendimento às crianças e adolescentes com deficiência dentro das comunidades.
Georgette falou sobre as novidades da SMPD, que inclui a construção de quatro novos Centros de Referência da Pessoa com Deficiência em Del Castilho, Mato Alto, Campo Grande e Santa Cruz, onde os usuários poderão realizar atividades não só de reabilitação, mas também culturais, esportivas e recreativas, além de atendimento odontológico primário.
Segundo a Secretária, o principal problema, além das dificuldades de mobilidade dos deficientes, é a falta de acesso a outros equipamentos, como cultura, esporte e etc. “Tem que haver um estímulo para essas pessoas saírem de casa e circularem pelas comunidades e pela cidade, só assim eles terão visibilidade e sensibilizarão mais o poder público.”
Os GALs apresentaram as problemáticas de suas comunidades em relação aos deficientes. Regina Lapas, do GAL Gera Ação, falou sobre a relação das famílias e dos serviços com as pessoas deficientes. “Às vezes nem mesmo a família sabe lidar com a limitação do deficiente, dificultando o encaminhamento certo. Os serviços também não estão preparados para receber estes pacientes”, observou.
Kátia Edmundo, diretora do CEDAPS, propôs uma capacitação entre as lideranças comunitárias e o Programa de Reabilitação Social Baseada nas Comunidades (RBC). Os Planos de Ação dos GALs foram ecaminhados para a Secretária e ela propôs uma nova reunião de articulação entre a Secretaria e os GALs para o próximo dia 15 de agosto.
Nenhum comentário:
Postar um comentário