quarta-feira, 1 de setembro de 2010

LEGO apresenta o conceito de aprender brincando



A oficina do LEGO, que aconteceu nos dias 23 e 24 de agosto, apresentou para profissionais da educação infantil de instituições que compõem os GALS o LEGO Zoom, um lego especialmente desenvolvido para trabalhar em atividades com cunho educativo. Ele se propõe a desenvolver a capacidade intelectual, criativa e crítica das crianças que o utilizarem.

Durante a oficina, os participantes fizeram dinâmicas que priorizavam o trabalho em equipe e a criatividade. Eles foram divididos em grupos e cada um teve que criar uma história e, a partir disso, montar seu próprio LEGO. Os temas foram folclore, lendas, educação ambiental, saúde e diversidade. Depois os grupos tiveram que apresentar aos colegas o método e a estratégia utilizada para montar o brinquedo.


Os profissionais puderam também discutir planos de como aplicar o aprendizado da oficina nas escolas, creches, centros comunitários e etc. Giselle Barcellos, monitora do LEGO, disse que esta capacitação sempre apresenta resultados positivos, não só para os adultos que fazem a oficina, mas principalmente para as crianças que usam o brinquedo depois. “Esse lego educacional desperta na criança a vontade de aprender. As crianças sempre ficam muito empolgadas. Além disso, ele desafia a motivação e oferece estímulos para o desenvolvimento de capacidades”, afirmou.

Quem foi à oficina se mostrou bastante satisfeito com o método utilizado. “Achei ótimo. Aprendi coisas novas e boas para passar para as crianças. Acredito que isso foi criar uma nova maneira de trabalhar – com mais possibilidades”, disse o professor de teatro Leandro Magalhães.

Todos os GALs que participaram da oficina receberam certificado e vão receber também um LEGO Zoom para usar na sua comunidade.

Um comentário:

  1. Em nome do Centro Comunitário Parque de Unidos de Acari e da Gal Ação:
    -Queremos agradecer muitíssimo a toda equipe que proporcionou esta magnífica oficina do Lego.
    FOI MARAVILHOSO!!!!!!!!!

    ResponderExcluir