quinta-feira, 27 de maio de 2010

Reutilizando materiais em prol da educação



A segunda oficina do Instituto Esporte Educação (IEE) aconteceu na última quarta-feira, 26, na Fundição Progresso. Os participantes, integrantes de vários GALs, aprenderam a fabricar materiais esportivos com matérias primas que seriam descartadas, como garrafas PET, papelão e cabos de vassoura.

Bolas, raquetes, cubos, cestas de basquete, bastões e outros foram produzidas pelos participantes da oficina a partir do material descartável. A ideia é que os GALs utilizem estes materiais para atividades de recreação e integração social dentro das comunidades.

Tudo o que foi produzido tem utilidades múltiplas. As garrafas PET, por exemplo, podem servir como pinos para boliche, como pesos para halteres se enchidas com areia ou como delimitadores de espaço para um jogo de futebol. Uma vantagem também é que o material pode ser usado em atividades que alcançam todas as faixas etárias.



Cibele Venâncio, instrutora do IEE, explicou que a estética dos materiais também importa na hora da confecção deles. “Aqui a gente usa a ‘pedagogia do belo’. O material tem que ser bonito para ser atrativo para todo mundo, para todos terem vontade de participar, principalmente as crianças. Não é só porque é material reutilizado que tem que ser de qualquer jeito.”

Depois de algumas horas de trabalho, os integrantes dos GALs puderam interagir com suas produções. Os instrutores do IEE ensinaram diversas brincadeiras e atividades que podem ser adaptadas à realidade de cada comunidade.

Pierre de Abreu, do GAL Amigos do Meio Ambiente, achou a oficina bastante produtiva para todos os participantes e ainda lembrou os benefícios para o meio ambiente. “Além de fazer práticas com as crianças, estamos também ajudando a cuidar do meio ambiente, reaproveitando o material que seria descartado”, concluiu.

Nenhum comentário:

Postar um comentário