segunda-feira, 14 de dezembro de 2009

Plataforma promove concurso de fotografia

REGULAMENTO

1. Objetivo

O Concurso “Clique o seu Lugar!” é uma atividade da Plataforma
dos Centros Urbanos e tem por objetivo envolver adolescentes de
todo o Rio de Janeiro num exercício de reflexão sobre a qualidade
de vida de crianças e adolescentes na cidade.

2. Tema
O Concurso “Clique o Seu Lugar!” irá premiar fotos produzidas por
adolescentes sobre o lugar onde moram (bairro, rua, comunidade).
As fotos devem refletir o que é o lugar onde mora o participante,
mostrando suas potencialidades e seus problemas, no que se
refere aos direitos de crianças e adolescentes. O material deverá
ser produzido com celulares ou máquinas fotográficas amadoras
com resolução mínima de 2 megapixels.

3. Participação
Poderão concorrer adolescentes entre 12 e 17 anos que produzam
fotos sobre o lugar onde vivem com celulares ou máquinas
fotográficas portáteis. A participação pode ser individual ou em
grupos de até 5 pessoas, todos adolescentes. Não será permitida a
participação de pessoas com menos de 12 ou mais de 17 anos.

4. Categorias
O concurso contemplará duas categorias:
a) Fotos com celulares
b) Fotos com máquinas fotográficas amadoras.

5. Premiação
Categoria Celulares
1º prêmio – excursão a Parque Aquático no Rio de Janeiro, para até
6 pessoas. O prêmio cobre transporte de ponto único a acordar,
até o parque, ida e volta, ingresso para o parque e almoço.
2º prêmio – cinco ingressos para cinema e custos de transporte de
ponto único a combinar até o cinema onde o filme escolhido esteja
em cartaz, ida e volta.
Categoria Máquinas Fotográficas Amadoras
1º prêmio – excursão a Parque Aquático no Rio de Janeiro, para até
6 pessoas. O prêmio cobre transporte de ponto único a acordar,
até o parque, ida e volta, ingresso para o parque e almoço.
2º prêmio – cinco ingressos para cinema e custos de transporte de
ponto único a combinar até o cinema onde o filme escolhido esteja
em cartaz, ida e volta.
§1° - Todas as fotografias inscritas integrarão uma exposição de
fotografias a ser exibida em espaço público da cidade do Rio de
Janeiro e a ser inaugurada no dia da premiação. A inscrição no
concurso implica na automática autorização dos participantes para
exibição de suas fotos nessa exposição.
§2° - Todos os inscritos receberão convites para a premiação e
abertura da exposição.

6. Seleção
As fotos enviadas passarão pelo seguinte processo de seleção:
1ª etapa: Eliminatória – serão eliminadas fotos que não
contemplem o mínimo de 2 megapixels de resolução e também as
inscrições de pessoas fora da faixa etária determinada, ou grupos
que tenham membros fora da faixa etária determinada.
2ª etapa: Classificatória – as fotos serão submetidas à Comissão
Julgadora que elegerá os primeiros e segundos lugares de cada
categoria. Serão critérios dessa etapa da avaliação:
a) A criatividade.
b) A capacidade das imagens de retratar o lugar fotografado. (É
possível entender o que acontece no bairro, rua ou comunidade a
partir das fotografias?)
c) A qualidade técnica da fotografia (foco, contraste e
enquadramento).
§1° - Os vencedores serão avisados antes da data de premiação por
telegrama ou e-mail.
§2° - O resultado final será divulgado no site da Bem TV
(www.bemtv.org.br).
§3° - Os materiais enviados não serão devolvidos.

7. Da Comissão Julgadora
Integrarão a comissão julgadora 5 especialistas selecionados pela
Bem TV e Unicef.

8. Inscrição
Cada participante (individual ou em grupo) poderá inscrever até
cinco fotografias digitais com resolução mínima de 2 megapixels.
As fotos devem ser enviadas até o dia 21 de dezembro das
seguintes formas:
a) por via eletrônica para o e-mail fotosplataforma@gmail.com
especificando no assunto “Concurso de Fotos”. No corpo do e-mail
deve vir escrito o nome(s) completo do(s) participante(s), idade(s),
endereço(s) e telefone(s) se houver. Deve acompanhar as fotos, a
cópia da identidade ou certidão de nascimento dos participantes
escaneada. Os materiais podem ser enviados em e-mails
separados, se for necessário.
b) por correio, mediante o envio da(s) fotografia(s) em CD,
acompanhada de folha avulsa onde esteja escrito em letra de
forma ou digitado nome(s) completo do(s) participante(s), idade(s),
endereço(s) e telefone(s) se houver. Além disso deve acompanhar
o material fotocópia(s) da(s) identidade(s) ou certidão(ões) de
nascimento do(s) participante(s). Todo o material deve ser
remetido em envelope onde esteja escrito: “Concurso de Fotos” -
Bem TV – Educação e Comunicação, Rua Hernani Melo, 64, São
Domingos, Niterói, RJ – Cep.: 24.210-190
Inscrições que venham sem a identificação ou sem cópia de
documento que comprove a idade do(s) participante(s) será(ão)
eliminada(s). Em caso de grupos deve constar a identificação e a
comprovação de idade de TODOS os participantes.
Não serão aceitas inscrições fora do prazo determinado nesse
regulamento.

9. Cronograma
Inscrições: até o dia 22 de dezembro
Etapa eliminatória: até o dia 15 de janeiro
Etapa classificatória: até o dia 02 de fevereiro
Premiação e inauguração da exposição fotográfica “Clique o Seu
Lugar”: 6 de fevereiro (sexta-feira)
§1° - A organização se reserva o direito de alterar esse cronograma
em caso de necessidade.

10. Disposições Gerais
A inscrição no concurso e a apresentação das fotografias implicam
na plena aceitação, pelo concorrente, de todas as disposições
deste regulamento. O regulamento do concurso ficará disponível
no Portal da Bem TV (www.bemtv.org.br).

Nenhum comentário:

Postar um comentário