sexta-feira, 7 de agosto de 2009

GALs são capacitados para aplicação de consulta

Nos dias 3 e 4 de agosto, os Grupos Articuladores Locais receberam a capacitação para realizarem a consulta sobre as percepções das pessoas de suas comunidades. O encontro aconteceu na Universidade Veiga de Almeida.

As perguntas da consulta serão feitas para pessoas de referência das comunidades, como diretores de escolas, agentes de saúde, lideranças comunitárias, mulheres grávidas, adolescentes, etc. Em seguida, estas mesmas pessoas serão convidadas a participarem de um Fórum Comunitário, onde serão apresentados os resultados da consulta. A partir deste resultado será elaborado o plano de ação pelos GALs.

A consulta abordará aspectos relacionados aos direitos das crianças e dos adolescentes seguindo os eixos temáticos da Plataforma: sobreviver, aprender, proteger-se do HIV/AIDS, crescer sem violência, e ser prioridade em políticas públicas. Temas como participação dos adolescentes e respeito à diversidade serão também incluídos na consulta.

Durante a oficina foi trabalhado o conceito de percepção com os grupos, chamando a atenção para a importância em se valorizar as diferentes opiniões e percepções sobre os temas apresentados. “O marco principal da ação é a percepção de cada um. Não existe opinião certa ou errada, existem opiniões diferentes sobre os diferentes aspectos da pesquisa”, disse Kátia Edmundo, coordenadora do CEDAPS, parceiro técnico da Plataforma.

Para Jucilene Mendes, do GAL Educando com Arte (Comunidade Bandeirantes/Coroados), a aplicação da consulta será um momento importante, pois poderá gerar a aproximação dos GALs com as pessoas de referência da comunidade, além de possibilitar a escuta dos moradores. “Não adianta eu falar o que é bom para eles, eu apenas acho o que é bom. Com a pesquisa, vamos saber de fato o que cada um está pensando, o que cada um quer”, disse a líder comunitária.


Um comentário:

  1. Eu tenho acompanhado as noticias do Blog e não tenho visto comentário sobre a participação do pessoal da ZONA OESTE tenho percebido um destaque maior para as oficinas realizadas na UVA.
    Carlos Bessa JPS BANGU

    ResponderExcluir