terça-feira, 4 de agosto de 2009

Comunidades são mapeadas em oficina de Google Earth


Como um desdobramento à Oficina de Mapeamento, em que os Grupos Articuladores Locais (GAL) apontaram os recursos e equipamentos de suas comunidades em mapas falantes, aconteceu a oficina de Google Earth nos dias 27, 28 e 29 de julho na Universidade Veiga de Almeida.

Neste encontro, dois representantes dos GAL foram capacitados a utilizar a ferramenta Google Earth, um programa oferecido pelo Google construído a partir de fotografias de satélite em que se pode inserir equipamentos e recursos dos territórios e qualificar informações sobre eles.

Para a urbanista Daniella Bonatto, que realizou a oficina, a idéia é mapear os principais pontos da comunidade, ou seja, criar um mapa real dos territórios, que são diferentes dos mapas disponibilizados por órgãos oficiais. “Eles estão marcando e qualificando o lugar onde moram, pois só eles têm determinadas informações sobre suas comunidades. Ninguém sabe melhor do que eles o que tem de bom e o que tem de ruim onde vivem.”, disse.

Os mapeamentos serão apresentados nos Fóruns Comunitários, que cada GAL vai realizar em suas comunidades e servirão de base para a elaboração do plano de ação.

Nenhum comentário:

Postar um comentário