quinta-feira, 20 de agosto de 2009

Câmara Mirim 2009

Cerca de 400 estudantes do Ensino Fundamental ocuparão o plenário da Câmarados Deputados no dia 22 de outubro para debater e votar projetos de lei apresentados por crianças.

A quarta edição do Câmara Mirim será realizada no dia 22 de outubro, na Câmara dos Deputados, em Brasília. Trata-se de um programa educativo que simula uma sessão legislativa da Câmara. Alunos do 5º ao 9º ano do ensino fundamental matriculados em escolas públicas e particulares do País fazem o papel de deputados mirins e discutem, em plenário, três projetos de lei selecionados entre as propostas enviadas pelas crianças para o site Plenarinho (www.plenarinho.gov.br).

Além das crianças autoras dos projetos que serão apresentados, poderão ser deputados mirins: alunos de escolas públicas ou privadas e vereadores mirins de câmaras municipais selecionadas por sorteio.

Inscrições abertas

Os brasileirinhos que querem ser deputados por um dia têm até 07 desetembro para enviar seus projetos de lei para o site infantil da Câmarados Deputados (www.plenarinho.gov.br), pelo ícone “Câmara Mirim”, visível na home page do Plenarinho, ou ainda pelo correio. Já as Escolas públicas e privadas do Ensino Fundamental e Câmaras Municipais Mirins têm até o dia 23 de agosto para se inscrever no programa. O regulamento do Programa Câmara Mirim está disponível no Portal Plenarinho –www.plenarinho.gov.br/camaramirim.

Repercussão positiva

Em outubro de 2006, a Câmara dos Deputados realizou , pela primeira vez nahistória, uma sessão com crianças. A aula de cidadania marcou orelançamento do portal Plenarinho.
A sessão teve repercussão positiva emjornais, rádio, TV e internet do Brasil e de outros países. Foram inscritos mais de 700 projetos de lei, e o Plenarinho recebeu tantos pedidos para arealização de uma nova sessão com crianças, que a Câmara resolveu instituirum projeto anual com o nome de Câmara Mirim. A partir de então, a cada mêsde outubro, em comemoração pelo Mês das Crianças, a Câmara realiza uma sessão mirim. Quando aprovados pelas crianças em plenário, os projetos de lei costumam ser apadrinhados por deputados federais de verdade e encaminhados às comissões permanentes da Câmara para análise.

E-mail: plenarinho@camara.gov.br

Responsável pelo Plenarinho: Ana Cláudia Ellery Lustosa da Costa - fones(61) 3216-1804 ou 3216-1805.

Fonte: Divulgação Câmara Mirim 2009

Nenhum comentário:

Postar um comentário