quinta-feira, 20 de outubro de 2011

UNICEF e Secretarias de Saúde, Educação e Transporte discutem educação para o trânsito



A Secretaria Municipal de Transportes organizou, em parceria com o UNICEF, no dia 6 de outubro, um evento para discutir a questão da educação no trânsito e a mobilidade sustentável. O "Seminário Caminhos da Educação e Segurança no Trânsito" levou representantes da CET Rio, Detran, Rio Como Vamos, GALs e RAP da Saúde ao encontro no Rio de Janeiro.


A base da discussão foram os resultados da pesquisa “Segurança e Civilidade no Trânsito na Cidade do Rio de Janeiro” realizada pela Universidade Cândido Mendes em parceria com a Secretaria Municipal de Saúde (UCAM/SMS), pelas pesquisadoras Silvia Ramos e Mariana Carvalho.

A pesquisa mostra que o número de acidentes com óbitos no trânsito do Rio de Janeiro equivale aos números de homicídios.
A pesquisa aponta também que as maiores vítimas de acidentes fatais de trânsito são jovens negros e pobres, o que é, segundo as pesquisadoras, um dado preocupante. Luciana Phebo, do UNICEF Rio, problematizou que a questão da violência e mortes no trânsito está diretamenteligada à desigualdade social.O objetivo do estudo foi mostrar a percepção da população que vivencia cotidianamente os problemas de fluxo na cidade, não avaliações técnicas de profissionais da área.

Um dado bastante relevante retirado da pesquisa diz que a palavra mais utilizada para definir o trânsito na cidade é "caótico". A amostra entrevistou mais de quinhentas pessoas de todas as áreas do município.
André Ramos, da Secretaria de Saúde, falou que a Prefeitura está se preparando para melhorar os serviços de prevenção e tratamento em caso de acidentes. “Hoje a prefeitura sabe onde quer chegar, temos metas estabelecidas para melhorar a vida dos cariocas”, disse. Ele afirmou ainda que os melhores serviços de saúde do mundo têm como característica em comum a promoção da saúde, e que a Prefeitura tem dado bastante atenção a estas práticas.A discussão pela garantia de direitos e políticas públicas que garantam a segurança no trânsito foi um dos focos do encontro.

CET-Rio, Detran, Secretarias Municipais de Saúde e Educação e UNICEF pretendem promover um projeto articulado para a promoção da educação com fim na redução dos acidentes de trânsito. Essa parceria se faz necessária uma vez que o segundo maior fator gerador de viagens é a ida e volta da escola, o que coloca a vida de muitas crianças e jovens, pedestres ou não, em risco de acidentes.

Os adolescentes do RAP da Saúde apresentaram o vídeo "Mobilidade Urbana", que eles produziram. Dentre as propostas surgidas no encontro, estão o convite do Detran para os adolescentes do RAP da Saúde produzirem dois outros vídeos: um sobre andar defensivo e outro sobre a importância da formação do motorista. Luciana Phebo, do UNICEF, propôs um encontro entre os adolescentes comunicadores e promotores da saúde da Plataforma com motoristas de ônibus, para que ambos possam dialogar sobre seus pontos de vista, demandas e reclamações.

Conheça um pouco mais da pesquisa “Segurança e Civilidade no Trânsito na Cidade do Rio de Janeiro” aqui.

Nenhum comentário:

Postar um comentário