segunda-feira, 12 de setembro de 2011

GALs são capacitados para aplicação de Consultas e Consultinhas Comunitárias


Nos dias 31 de agosto e 2 de setembro respectivamente aconteceram as oficinas de capacitação para a segunda aplicação das Consultas e Consultinhas comunitárias. A primeira será aplicada por membros dos GALs à pessoas de referência e moradores de suas comunidades. A segunda, com metodologia Child Friendly Cities, será realizada pelos adolescentes comunicadores a crianças e jovens de 6 a 17 anos.

A oficina para a aplicação da consulta comunitária teve como público alvo uma pessoa de referencia de cada GAL. Estas pessoas vão coordenar a aplicação da consulta, serão responsáveis por buscar e entregar os questionários preenchidos ao CEDAPS, devem replicar a metodologia a outros membros do GAL e apoiar a aplicação da consultinha pelos adolescentes comunicadores. Marisa Villi, do Instituto Paulo Montenegro, instituição que elaborou o questionário da consulta, fez a capacitação dos GALs.

Katia Edmundo, coordenadora do CEDAPS, reafirmou a importância em se fazer um diagnóstico participativo como este. “Há muito pouca informação sobre as comunidades, os resultados dessa consulta é uma ferramenta importante para comprovar dados e recursos das comunidades, é um instrumento de articulação política”

A capacitação da Consultinha aconteceu dia 2 de setembro junto aos adolescentes comunicadores. Eles falaram sobre a experiência anterior de aplicação do questionário, os pontos positivos, as dificuldades e se auto-aplicaram o documento.

Para Tamires, do GAL Nossa História, a aplicação desta ferramenta é importante porque vai detectar as demandas da comunidade e ajudar na mobilização. “Vamos fazer o diagnóstico e descobrir o que precisa mudar em nossa comunidade e, assim, mobilizar para a mudança”, disse.

Os resultados das consultas e consultinhas serão discutidos e avaliados nos Fóruns Comunitários, que acontecerão a partir de outubro deste ano.

Nenhum comentário:

Postar um comentário