terça-feira, 17 de maio de 2011

Organizações lançam Núcleo de Direitos Humanos na Mangueira e Macacos

Para chamar a atenção do Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes (18 de maio), as organizações Childhood Brasil e a Casa da Arte de Educar lançarão oficialmente nesta data o Núcleo de Direitos Humanos nas comunidades da Mangueira e Morro dos Macacos.

O novo núcleo vai atender a 350 crianças e adolescentes. O objetivo é qualificar os professores e profissionais que atuam no atendimento direto de crianças e adolescentes, para o enfrentamento à violência doméstica e sexual.

A parceria nasceu do entendimento de que professores têm um papel fundamental na proteção de crianças e adolescentes, além da notificação das violências sofridas por estes. Tanto aproveitando a escola como um espaço para discussão e de proteção, quanto observando mudanças de atitudes nas crianças e adolescentes.

“Vamos envolver professores e demais atores sociais que integram a rede de proteção a criança, entre os quais Conselho Tutelar, Conselho de Direito, defensor Público, jornalista amigo da criança, liderança comunitária”, acrescentou Sueli de Lima, da Casa da Arte de Educar.

“Se nós conseguirmos sensibilizar os professores e profissionais que atuam junto a crianças e adolescentes sobre a importância do ato de notificar casos de abuso e exploração, podemos contribuir para interromper um ciclo da violência. O fato de não denunciar pode acarretar para criança ou adolescente uma visão distorcida do mundo e dos relacionamentos”, concluiu Itamar Gonçalves, Coordenador de Programas da Childhood Brasil.

Ações previstas

  • Preparação de professores para a identificação e proteção de crianças e adolescentes vítimas de violência doméstica e sexual;
  • Identificação de casos de violência entre os estudantes (ação e notificação para os casos);
  • Debates com representantes dos conselhos tutelares e demais integrantes da rede de proteção a infância e adolescência;
  • Formação de profissionais que prestam serviços de proteção, assistência social e psicológica para familiares, crianças e adolescentes com os direitos ameaçados ou violados.

Nenhum comentário:

Postar um comentário