terça-feira, 24 de maio de 2011

Grupo Jovens de Periferia é aprovado em edital do Ministério da Cultura

O Grupo de Dança de Rua Jovens de Periferia, que participa do Gal Jovem e Participação Social, foi aprovado no edital Microprojetos Mais Cultura para os Territórios de Paz, uma ação do Programa Mais Cultura, do Ministério da Cultura, que contemplou 700 projetos culturais em bairros definidos como de Territórios de Paz pelo PRONASCI. O projeto fomenta e incentiva artistas, grupos artísticos independentes, grupos étnicos de tradição cultural e pequenos produtores culturais.

O valor aprovado pelo projeto, R$ 15 mil, contempla custos de materiais de apoio como espelho, som, etc., e a bolsa auxílio para o coordenador e educador do grupo. O objetivo do projeto é oferecer oficina de dança de rua para crianças e jovens do Batan e ajudar a profissionalizar o grupo Jovens de Periferia, que existe há 13 anos. O grupo acessou o edital através da assessoria do CEDAPS no âmbito da Plataforma dos Centros Urbanos.

Por não ser um grupo formalmente constituído do ponto de vista jurídico, e por atuar em Realengo, bairro vizinho ao Batan, considerado Território de Paz, o grupo se inscreveu para atuar nesta comunidade, e contou com a parceria da Igreja Batista Independente Saciar, que possui sede no bairro e será responsável por administrar o recurso.

Previsto para março, o inicio do projeto foi adiado, e a nova data está prevista para junho. Enquanto o recurso não sai, os Jovens de Periferia não estão esperando de braços cruzados. Já iniciaram um projeto no Batan chamado Jornada Jovens de Periferia, que consiste em desenvolver oficinas de dança em diversas instituições comunitárias, ONGs, e grupos religiosos do bairro, a cada 15 dias. A proposta da Jornada é que um maior número de pessoas possa acessar a oficina e não um grupo específico. Segundo o diretor e fundador do Jovens de Periferia, André Araújo, 28 anos, ao final da primeira etapa deste projeto, vão realizar um grande espetáculo reunindo todos os participantes.

Os dois grandes sonhos do grupo que são a inauguração de uma sede e a formalização jurídica estão prestes a se realizar. Segundo André, os dois profissionais remunerados pelo projeto vão abrir mão do valor para pagamento do aluguel do espaço da sede, o grupo também já começou a mexer os pauzinhos para dar inicio a formalização do grupo.


Assista a participação do grupo no programa Se Ela Dança Eu Danço, do SBT:



4 comentários:

  1. Show de bola galera da Plataforma agora o JP não vai parar mais, muito legal a iniciativa de apoio do CEDAPS.

    ResponderExcluir
  2. Eu esatou de boca aberta, o ponto do comentarista careca nem conta, voces foram maravilhosos.
    Força. Parabens.

    ResponderExcluir
  3. Obrigado pelo reconhecimento de todos quem tiver interese de conhecer mais do grupo acesse: jpmove.com.br
    email orkut e facebook: jovensdeperiferia@hotmail.com

    estamos felizes por fazer parte da plataforma!

    ResponderExcluir