terça-feira, 12 de abril de 2011

Adolescentes da Plataforma participam de Encontro que discutiu o legado dos Megaeventos no Brasil

Os adolescentes da Plataforma dos Centros Urbanos participaram nos dias 6 e 7 de abril do Encontro de Adolescentes pelo Direito ao Esporte Seguro e Inclusivo, iniciativa do UNICEF, que promoveu a discussão sobre o legado social e a participação dos adolescentes nos preparativos dos megaeventos esportivos - Copa de 2014 e dos Jogos Olímpicos e Paraolímpicos de 2016.

Além de atividades lúdicas e esportivas, os adolescentes colocaram a cabeça também para se exercitar. Em oficinas diagnósticas, discutiram os riscos e oportunidades dos megaeventos e criaram um produto fruto desta discussão que foi apresentado aos participantes no segundo dia do evento. Encenações, música, atividades esportivas e relatos de experiências foram os formatos escolhidos pelo jovens para expor suas ideis.

Questões como ampliação do diálogo entre gestores e sociedade civil, ampliação da cultura esportiva, controle social sobre os gastos, ampliação de projetos sociais, exploração sexual infantil versus aumento do turismo, infra-estrutura urbana, aumento de espaços de práticas esportivas nas escolas, bairros e praças, acesso ao transporte público e segurança, apareceram como inquietações e demandas dos adolescentes.

A adolescente Fabielle Meneguzzi relatou sua experiência como ex-atleta e das dificuldades de seguir em frente na profissão. “Eu poderia estar lamentando porque por falta de investimento não consegui prosseguir no vôlei, que era a minha vida. Mas hoje se estou aqui, me considero uma vitoriosa, porque posso ser uma porta-voz e lutar pelo direito ao esporte”, disse.

No segundo dia, os jovens retornaram aos subgrupos onde começaram a redigir a carta/manifesto que seria entregue no encerramento do evento às autoridades. Foram apontados os riscos e oportunidades além de proposições concretas.

Com a presença de autoridades do âmbito federal, estadual e municipal - como a representante do Ministério do Esporte, o Secretário Municipal de Esporte e Lazer, o sub-secretário estadual de educação - a representante do UNICEF no Brasil Marie Pierre Porier e a embaixadora do UNICEF Daniela Mercury, os 11 adolescentes representando as cidades-sede da Copa do Mundo leram cada um trechos da carta que abordou pontos fundamentais para o legado social dos eventos esportivos para a infância e a adolescência. A variedade de sotaques confirmou a diversidade representada no evento.

A proposta de Rede Nacional de Adolescentes pelo Direito ao Esporte Seguro e Inclusivo foi apresentada e os adolescentes motivados a ampliar a discussão iniciada no encontro em outros âmbitos, de forma que suas reivindicações encontrem coro e força pelo Brasil.

Daniela Mercury encerrou o evento em alto astral cantando junto ao grupo de percussão Fina Batucada

Um comentário:

  1. Pooo vou orar pra que a proxima vez que tiver atividades assim, que seja uma semana inteira, 2 dias foram poucos, mas aprendemos muito, Bjus para professora Amaná Saudades dela!

    ResponderExcluir