segunda-feira, 14 de fevereiro de 2011

GALs discutem as diferenças entre Gerações em Oficina


As diferenças entre gerações foi o tema da última oficina oferecida aos GALs, no dia 9 de fevereiro. As principais questões de cada década (dos anos 50 em diante) foram postas à mesa para discussão. Todos os participantes puderam falar de suas perspectivas em relação à época em que viveram.

A pobreza, desigualdade, o início dos movimentos sociais, a ditadura, o poder da televisão e a tecnologia foram os temas mais debatidos. A relação das lideranças com os adolescentes e jovens também foi bastante problematizada.

Os participantes também salientaram que as mudanças que ocorreram na estrutura familiar nos últimos tempos é um dos principais responsáveis pelas modificações no comportamento dos jovens. Uma conclusão depois da oficina foi a de que desnudar-se dos preconceitos é um bom exercício para lidar melhor com os problemas da atualidade.

O professor André Sobrinho falou que promover este tipo de discussão com as lideranças comunitárias é fundamental para que o trabalho deles se efetive dentro das comunidades. “Trazer essas questões é muito importante para que eles diminuam os preconceitos e as normatizações adquiridas ao longo da vida. Pensar e entender o olhar do jovem sobre as coisas é muito importante para desenvolvimento do trabalho”, disse.

Um vídeo sobre as diferenças de gerações foi apresentado no final. Para assistir clique aqui. http://www.youtube.com/watch?v=ZidBmzFFSyk

Nenhum comentário:

Postar um comentário