segunda-feira, 24 de janeiro de 2011

GAL Atitude promove evento para discutir diversidades


Diversidades, combate ao Racismo e às DSTs/Aids foram as palavras chave do evento que o GAL Atitude promoveu no sábado, dia 22 de janeiro. A Associação de Moradores do Quitungo foi o palco das várias atividades realizadas, a maioria delas voltadas para as crianças e os jovens, que eram a maioria no evento.

Os adolescentes do GAL fizeram um grande painel de exposição de fotos da comunidade do Quitungo realizada por eles e por outros jovens do RAP da Saúde. Quem esteve no local, pôde fazer penteados afro, pegar folhetos informativos sobre DST/Aids e racismo, além de ver apresentações de karatê e percussão.

Glória Victorino, integrante do GAL e uma das organizadoras da atividade, ressaltou que a participação dos jovens comunicadores foi muito importante na preparação do evento. Ela falou também que é fundamental promover debates deste tipo dentro das comunidades.

O professor de percussão do Olivarte Centro Cultural, Alcir Soares, destacou a importância da união do GAL e do Centro Cultural com a escola. Segundo ele, os alunos tem que estar bem na escola para frequentarem as aulas. “O interesse tem que ser primeiro na educação. A gente verifica mesmo as notas para saber se os meninos estão indo bem. A prioridade deve ser a escola, sempre”, afirmou.

Reiterando a fala afirmação de Soares, o professor Selmo Coutinho, professor de Karatê da ASKS (Associação Shobu-kan de Karatê Shotokan), salientou que o GAL conseguiu uma parceria com o Colégio CEAB (Centro Educacional Alzira Brandão), que ofereceu cinco bolsas de estudo em 2011 para alunos que se destacarem no karatê. “Em 2010, dos 20 alunos que eu tenho, só um ficou reprovado na escola”, disse.

O video da campanha do UNICEF sobre o Impacto do Racismo na Infância foi exibido e, fechando o evento, teve o filme "5x Favela - Agora por Nós Mesmos", com distribuição de refrigerante, cachorro-quente e pipoca.

Colaboraram para a realização do evento integrantes do GAL Movimento é Vida.

Nenhum comentário:

Postar um comentário