quinta-feira, 10 de junho de 2010

GALs recebem capacitação sobre prevenção de DST e Aids



Duas oficinas de Prevenção de DST e Aids aconteceram nos dias 7 e 9 de junho. Uma na Universidade Veiga de Almeida para os GALs da Zona Sul, Centro, Oeste II e Norte I e II e outra em Guaratiba para os GALs da Zona Oeste I. As oficinas trataram de uma das seis mudanças da Plataforma, a “Proteger-se do HIV/Aids”. Os GALs receberam capacitação sobre as formas de prevenção da Aids e de Doenças Sexualmente Transmissíveis. Segundo dados de 2007, o Brasil tem mais de 506 mil pessoas* que possuem o vírus do HIV. A prevenção é, sem dúvida, a melhor forma de ajudar a diminuir este índice.

Os participantes receberam camisinhas femininas e masculinas e foram orientados a manipulá-las para conhecer melhor suas utilidades. Além disso, eles ouviram sobre as formas de transmissão do vírus do HIV e das várias outras Doenças Sexualmente Transmissíveis.

Foi também apresentado um vídeo com orientações de como abordar a questão da sexualidade nas escolas. O tema ainda é tabu em muitos lugares e promover a diversidade ainda é um problema em algumas comunidades.



A participação comunitária articulada com os Postos de Saúde, ONGs e escolas é um dos melhores caminhos para fazer chegar às pessoas informações sobre os modos de transmissão e os perigos das doenças sexualmente transmissíveis.

Paulo Ricardo Firmino, do GAL Sonhos, quer multiplicar o conhecimento recebido. “Vou conversar com o presidente da Associação de Moradores para a gente organizar logo um projeto de prevenção. A gente já tem o espaço, mas faltam agentes de saúde”, disse.
Quem estava lá admitiu que a maior força para sucesso desta campanha está com os jovens, pois são eles a principal força para se combater o problema.

*Dados de 2007, do Ministério da Saúde.

Nenhum comentário:

Postar um comentário