quinta-feira, 11 de março de 2010

Esporte e educação como integração social


Nos dias 9 e 10 de março, o IEE (Instituto Esporte Educação) parceiro da Plataforma dos Centros Urbanos, realizou uma oficina de capacitação para integrantes dos GALs e lideranças comunitárias que trabalham com esporte e lazer. A atividade aconteceu na Universidade Veiga de Almeida (UVA), na Tijuca, e não teve o objetivo de formar atletas, mas promover a participação social de um modo geral.


O evento contou com palestra, vídeos e jogos, onde o professor Fábio Luiz D’Ângelo explicou aos presentes que o importante em uma comunidade é a integração social, a valorização das qualidades e o estímulo ao desenvolvimento das habilidades específicas de cada um.


Ele falou ainda que os resultados tendem a não serem positivos quando se estimula o individualismo e a competitividade, principalmente se tratando de crianças. “Criança tem que ser tratada como criança, ela tem que ser estimulada a brincar, não é legal levar as brincadeiras muito a sério”, afirmou o professor.


Os participantes foram levados para a quadra para aprenderem na prática que o estímulo ao trabalho em equipe pode ajudar muito na integração social. Eles jogaram individualmente e em grupo e depois tiveram que discutir entre si e com o professor qual dos dois os tinha estimulado mais. Eles fizeram perguntas e puderam dar depoimentos.


Todos os que estavam no evento ganharam uma planilha para colocarem suas idéias de melhoria para suas comunidades. Os resultados serão debatidos no próximo encontro. O líder da GAL Taus, do Morro do Dendê, Claus Bernsmüller, acredita ser muito importante um evento como esses. “A gente sempre aprende alguma coisa, além de ter a oportunidade de se capacitar e conviver com pessoas diferentes”, disse.

Um comentário:

  1. Olá Débora!
    Ficou muito boa a notícia sobre a participação do IEE na capacitação das Plataformas.
    Será que teria como vc mandar para o meu e-mail as fotos que foram tiradas no último dia?Eu estava lá, até pedi para vc anotar esse site na minha agenda, lembra?
    Obrigada,
    Vanessa Pessôa (Professora do IEE - Rio de Janeiro).
    Email: vanessaef21@hotmail.com

    ResponderExcluir