terça-feira, 8 de setembro de 2009

Jornada discutiu alternativas para o atendimento de qualidade e prevenção ao HIV junto a meninos e meninas em situação de rua

Nos dias 27 e 28 de agosto aconteceu a Jornada Crianças, Jovens, Rua, Aids, evento que discutiu alternativas para o atendimento de qualidade e prevenção ao HIV/AIDS e outras doenças sexualmente transmissíveis junto aos meninos e meninas em situação de rua. A Plataforma dos Centros Urbanos, a Rede Rio Criança e a Secretaria Estadual de Saúde foram parceiras na realização do evento.

No dia 27 aconteceu um Fórum com participação restrita às crianças e jovens em situação de rua. Cerca de 70 meninos e meninas participaram de oficinas temáticas, como música, estética do oprimido, contação de história e teatro, dúvidas e escolhas (sexualidade), spot de rádio e vídeo. No final do evento houve uma plenária em que os resultados das atividades do dia foram apresentados.

Crianças, Jovens-Rua, Aids: O que estamos fazendo?

O segundo dia, aberto ao público adulto, aconteceu o seminário Crianças, Jovens-Rua, Aids: O que estamos fazendo?, que teve significativa participação de 41 Grupos Articuladores Locais. A coordenadora do UNICEF/Rio de Janeiro Luciana Phebo falou da importância da atenção voltada aos meninos em situação de rua, reforçando a idéia de corresponsabilização entre governo e sociedade civil e da importância do fortalecimento comunitário.

A coordenadora do CEDAPS, Kátia Edmundo, falou sobre a relação entre Aids, pobreza e desigualdade social na conferência de abertura “Aids, Drogas, Violência e Pobreza: As interfaces da desigualdade”. Em seguida, o estagiário comunitário da Plataforma, Mauro Lima, abordou a temática do ponto de vista da juventude apontando algumas causas e soluções para a superação de discursos e ações ultrapassadas. “A informação sobre prevenção e HIV que chega junto aos jovens não condiz com as suas experiências. Nós precisamos de mais informação, mas precisamos participar da construção”, afirmou.

O evento também teve a participação da gerente estadual de DST/AIDS Márcia Rachid, a gerente estadual de Tuberculose Regina Zuim na mesa “Atenção Especial à Saúde: desafios atuais”.

Gestores municipais e estaduais participaram do debate aberto sobre os desafios da implementação da Política Municipal de Atendimento às Crianças e Adolescentes em situação de rua. Estavam presentes o Subsecretário da Secretaria Municipal de Assistência Social Carlos Augusto de Araújo, o coordenador do Programa Saúde da Família Gert Winner, e representantes da Secretaria Municipal de Saúde e Defesa Civil Pedro Lima (superintendente de Atenção Básica e Gestão do Cuidado) e Vitor Pordeus (Coordenador do Núcleo de Cultura, Ciência e Saúde), além de representações da Fundação da Infância e Adolescência, Secretaria Estadual de Saúde e Secretaria Estadual de Educação.


Participação Juvenil

Adolescentes da Plataforma e jovens de movimentos como Fórum de Juventudes, Vivendo e Convivendo e ONG Criola falaram sobre ativismo e liderança juvenil.

Os adolescentes comunicadores da Plataforma fizeram a cobertura fotográfica e em vídeo e escreveram textos relatando os dois dias de evento. Será produzido um vídeo como produto final da atividade.

Um comentário:

  1. PLENÁRIA DOFÓRUM COMUNITÁRIO DO TIJUAÇU DIA 21DE NOVEMBRO DE 2009 NA SEDE DA AMOTI NA ESTRADA TIJUAÇU, 32 ALTO DA BOA VISTA RJ

    ResponderExcluir