segunda-feira, 21 de setembro de 2009

GALs elegem representações para Comitê Municipal e Comissões Temáticas

A reunião para a formação de representações dos Grupos Articuladores Locais para o Comitê Municipal e Comissões Temáticas da Plataforma aconteceu no CIAD, dia 14 de setembro com a presença de 46 Grupos Articuladores Locais.

No primeiro momento da reunião foram apresentados o resumo das principais críticas levantadas pelos GALs ao processo de execução da Plataforma e os encaminhamentos propostos pela equipe.

Na ocasião foi divulgado o resultado do processo de seleção para financiamento das bolsas dos adolescentes comunicadores pela Secretaria Municipal de Saúde e Defesa Civil publicado em Diário Oficial no dia 4 de setembro. O convênio, porém, está em processo e ainda não foi liberada informação sobre data de assinatura e liberação de recursos.

Foram deliberados os critérios para a indicação de representações dos Grupos Articuladores Locais para o Comitê Municipal, que além dos GALs, é formado por representantes do poder público, organizações sociais, empresas, veículos de comunicação, universidades, etc. Também foram escolhidos os representantes para as duas Comissões Temáticas da Plataforma, que são a Comissão de Acompanhamento dos Adolescentes Comunicadores e a Comissão de Acompanhamento de Oportunidades e Cursos.

Os participantes presentes em votação deliberaram que aquela reunião seria suficiente para a indicação e deliberação das representações face ao número de GALs presentes (46), representando cerca de 75% dos GALs em atividade (61).

Os critérios para a eleição das representações estabelecidos coletivamente foram:
• As representações serão tiradas levando em conta o critério regional (zona sul/centro, zona norte I, zona norte II, zona oeste I e zona oeste II), elegendo-se, assim, 5 nomes para o Comitê Municipal e 5 nomes para cada Comissão Temática;
• Cada representação titular terá um suplente dentro da propria regional/zonal;
• Cada GAL não poderá se eleger em mais de uma Comissão;
• O tempo de duração da representação será de 6 meses, podendo haver rodizio e/oupermanência conforme avaliação da regional;
• Os representantes deverão se comprometer em repassar as informações das reuniões aos GALs, ter como princípio defender os interesses do coletivo e ser assíduo nas reuniões.

COMITÊ MUNICIPAL
1-Centro e Zona Sul
Titular: GAL Estrela Dalva / Antonio Ferreira de Mello
Suplente: GAL Mosaico / Dione Maria Nichols

2- Oeste I
Titular: GAL Tatiane Lima / Eliane Lima
Suplente: GAL Vontade e Atitude / Elcinéia Daltro Chaves

3- Oeste II
Titular: GAL Educando com Arte / Jucilene Mendes
Suplente: GAL ACOPROVI / Ana Cláudia Lins da Silva

4- Norte I
Titular: GAL Sempre Unidos II / Márcia Helena de Souza
Suplente: GAL Tá Ligado / Wladimir Aguiar

5- Norte II
Titular: GAL Taus / Claus Berns Muller
Suplente: GAL Juventude Feliz / Maria Rosilda Pereira

COMISSÃO DE ACOMPANHAMENTO DOS ADOLESCENTES
1- Centro / Sul
Titular: GAL Mosaico / Janice Delfim
Suplente: GAL Mobilização / Maria José Bechara Pereira

2- Oeste I
Titular: GAL Fênix / Janaína de Oliveira Tavares
Suplente: GAL Millenium / Maria Celsa da Conceição

3- Oeste II
Titular: à definir
Suplente: à definir

4- Norte I
Titular: GAL - O Futuro é Agora / Renata Jardim da C. Barreto
Suplente: à definir

5- Norte II
Titular: GAL - Vivendo e aprendendo / Sônia Regina Gonçalves da Silva
Suplente: GAL – Atitude / Alcir Soares

COMISSÃO ACOMPANHAMENTO DE OPORTUNIDADES
1-Centro/Sul
Titular: GAL Mobilização / Rosa de Fátima Muniz Duquesnois Dubois
Suplente: GAL Estrela Dalva / Ivete Souza

Titular: GAL Unindo Forças / Elizabete Mattos Wainberg
Suplente: GAL Nossa História / Bartolomeu Barboza de Jesus Junior

3- Oeste II
Titular: à definir
Suplente: à definir

4- Norte I
Titular: GAL Alto da Boa Vista / Jandir Borges
Suplente: GAL Paulo Freire / Carlos Alves

5- Norte II
Titular: GAL Estrelinha Dourada / Maria Rita Frade da Silva
Suplente: GAL Em Construção/ Denildes da Silva

2 comentários:

  1. Muito importante para cidade esta iniciativa da Unicef/Cedaps/GALs/SociedadeCivil/Governos, para que as crianças e os adolescentes tenham oportunidades que lhes foram negadas ao longo da Historia e que as relações construídas a partir desta iniciativa perdure nos corações e mentes destes meninos e meninas.Parabéns a todos e muito trabalho aos abnegados educadores e educadoras do nosso Rio de Janeiro e que as crianças e os adolescentes do Rio tornem-se homens e mulheres dignos de carater humano.Compreensão, generosidade, solidariedade, palavras que devem ser praticadas. A formação do carater está nas práticas. Abraço a todos.

    ResponderExcluir
  2. Unicef/Cedaps/GALs/Governos,todos unnidos para dar suporte de cidadania as crianças e aos adolescentes do Rio de Janeiro numa jornada de cidadania e generosidade. Vamos construir juntos um lugar onde as crianças e os adolescentes possam ter todos os seus direitos respeitados conforme muito bem escrito no ECA e na constituição brasileira.Esta iniciativa será vitoriosa pois as pessoas envolvidas são do bem.Estamos dando novas esperanças as familias destas crianças e adolescentes que terão seus corações e mentes transformados e sonharão com um mundo melhor. Um mundo onde as oportunidades devem ser para todos e todas.E as crianças e os adolenscentes tem o direito de viver num mundo melhor.

    ResponderExcluir