sexta-feira, 14 de agosto de 2009

Adolescentes comunicadores vão aplicar consulta para saber como vivem crianças e adolescentes de suas comunidades

Adolescentes comunicadores da Plataforma dos Centros Urbanos receberam nos dias 10, 11 e 12 de agosto na UNISUAM - Campo Grande e Universidade Veiga de Almeida capacitação para aplicação de consulta comunitária com outras crianças e adolescentes.

Paralelo à consulta com pessoas de referência das comunidades, que será realizada pelos adultos dos Grupos Articuladores Locais, os adolescentes comunicadores vão aplicar uma consulta com crianças e adolescentes de 6 a 17 anos e pais de crianças de 0 a 6 anos. O objetivo é saber como pensam e vivem as crianças e adolescentes das comunidades.

Questões relacionadas à relação familiar, à escola, ao acesso a saúde, ao lazer, cultura e participação comunitária serão abordadas pelos adolescentes.

Em cada comunidade, a consulta ouvirá 80 pessoas de diferentes faixas etárias. Serão formados grupos de pais de crianças de 0 a 6 anos, crianças de 7 a 10 anos, adolescentes de 11 a 14 anos e jovens de 15 a 17 anos.


Esta é uma metodologia desenvolvida pela iniciativa Cidades Protetoras das Crianças (Child Friendly Cities) e está sendo aplicada pioneiramente no Brasil e Filipinas para posteriormente ser adotada por outros países do mundo.

A partir desta consulta serão retiradas recomendações que serão apresentadas nos Fóruns Comunitários, a ser realizados na segunda quinzena de setembro e durante o mês de outubro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário