Nos dias 27 e 28 de agosto aconteceu a Jornada Crianças, Jovens, Rua, Aids, evento que discutiu alternativas para o atendimento de qualidade e prevenção ao HIV/AIDS e outras doenças sexualmente transmissíveis junto aos meninos e meninas em situação de rua. A Plataforma dos Centros Urbanos, a Rede Rio Criança e a Secretaria Estadual de Saúde foram parceiras na realização do evento.
No dia 27 aconteceu um Fórum com participação restrita às crianças e jovens em situação de rua. Cerca de 70 meninos e meninas participaram de oficinas temáticas, como música, estética do oprimido, contação de história e teatro, dúvidas e escolhas (sexualidade), spot de rádio e vídeo. No final do evento houve uma plenária em que os resultados das atividades do dia foram apresentados.
Crianças, Jovens-Rua, Aids: O que estamos fazendo?
O segundo dia, aberto ao público adulto, aconteceu o seminário Crianças, Jovens-Rua, Aids: O que estamos fazendo?, que teve significativa participação de 41 Grupos Articuladores Locais. A coordenadora do UNICEF/Rio de Janeiro Luciana Phebo falou da importância da atenção voltada aos meninos em situação de rua, reforçando a idéia de corresponsabilização entre governo e sociedade civil e da importância do fortalecimento comunitário.
A coordenadora do CEDAPS, Kátia Edmundo, falou sobre a relação entre Aids, pobreza e desigualdade social na conferência de abertura “Aids, Drogas, Violência e Pobreza: As interfaces da desigualdade”. Em seguida, o estagiário comunitário da Plataforma, Mauro Lima, abordou a temática do ponto de vista da juventude apontando algumas causas e soluções para a superação de discursos e ações ultrapassadas. “A informação sobre prevenção e HIV que chega junto aos jovens não condiz com as suas experiências. Nós precisamos de mais informação, mas precisamos participar da construção”, afirmou.
O evento também teve a participação da gerente estadual de DST/AIDS Márcia Rachid, a gerente estadual de Tuberculose Regina Zuim na mesa “Atenção Especial à Saúde: desafios atuais”.
Gestores municipais e estaduais participaram do debate aberto sobre os desafios da implementação da Política Municipal de Atendimento às Crianças e Adolescentes em situação de rua. Estavam presentes o Subsecretário da Secretaria Municipal de Assistência Social Carlos Augusto de Araújo, o coordenador do Programa Saúde da Família Gert Winner, e representantes da Secretaria Municipal de Saúde e Defesa Civil Pedro Lima (superintendente de Atenção Básica e Gestão do Cuidado) e Vitor Pordeus (Coordenador do Núcleo de Cultura, Ciência e Saúde), além de representações da Fundação da Infância e Adolescência, Secretaria Estadual de Saúde e Secretaria Estadual de Educação.
Participação Juvenil
Adolescentes da Plataforma e jovens de movimentos como Fórum de Juventudes, Vivendo e Convivendo e ONG Criola falaram sobre ativismo e liderança juvenil.
Os adolescentes comunicadores da Plataforma fizeram a cobertura fotográfica e em vídeo e escreveram textos relatando os dois dias de evento. Será produzido um vídeo como produto final da atividade.
PLENÁRIA DOFÓRUM COMUNITÁRIO DO TIJUAÇU DIA 21DE NOVEMBRO DE 2009 NA SEDE DA AMOTI NA ESTRADA TIJUAÇU, 32 ALTO DA BOA VISTA RJ
ResponderExcluir